CFF fará o rastreamento de diabetes no Brasil – ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro – Imã de geladeira e Gráfica Mavicle-Promo

icone de categoriasícone de categorias deNotícias icone de data de publicaçãoícone da data de publicação de 24 de outubro de 2018.

CFF fará o acompanhamento da diabetes em Portugal

COMPARTILHAR:

Foto: Humberto Teski

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) será realizado um rastreamento de diabetes no Brasil, com a ajuda de farmacêuticos que atuam em farmácias comunitárias. O estudo começa no dia 14 de novembro, Dia Mundial da Diabetes, e será encerrado no dia 30. A expectativa é que mais de 400 lojas em todo o território nacional, participam da iniciativa.

A meta do CFF, é obter uma amostra de, pelo menos, 11.750 pessoas de ambos os sexos, com idade entre 20 e 79 anos de idade. Todos os participantes da pesquisa serão submetidos ao teste de glicose no sangue capilar e terão sua circunferência abdominal, peso e altura medidos, além de responder ao teste Finnish Diabetes Risk Score (FINDRISC). Os casos suspeitos serão encaminhados ao médico para esclarecer o diagnóstico e o tratamento, quando necessário.

O presidente do CFF, Walter Jorge João, lembre-se que, a partir de 2014, com a aprovação da Lei nº 13.021/14, as farmácias foram convertidos em unidades de atenção à saúde, incorporando uma série de serviços e procedimentos. Por isso, são aliadas estratégicas para o acompanhamento de casos suspeitos de diabetes e no encaminhamento aos serviços de saúde, para o diagnóstico e o tratamento, quando necessário. “Os farmacêuticos também podem atuar no suporte para o uso correto e seguro dos medicamentos, melhorando as condições de saúde de quem tem diabetes”.

Fonte: CFF

Por:

VEJA MAIS SOBRE: CFF / Diabetes

COMPARTILHAR:

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Fonte: ascoferj.com.br/notícias/cff-vai-encontrar-o-diabetes-no-brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *